segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Muita gente está comentando, mas você sabe o que são as TICs?

Hoje em dia estamos vendo um assunto muito falado por todos, com uma definição objetiva e cheia de informações , as TICS vem tomando conta de um espaço que as pessoas não sabem que existem, ou que esse é o nome usado para representá-las. Então vamos a uma prévia sobre o conceito das TICS.

O que são na verdade essa tal de TICs?

TIC é a abreviação de "Tecnologia da Informação e Comunicação". Pesquisando nas várias definições existentes em livros, textos, Internet, revistas, etc., podemos dizer que TIC é um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e financeira, etc. Ou seja, são tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações, como exemplo: sites da Web, equipamentos de informática (hardware e software), telefonia, quiosques de informação e balcões de serviços automatizados.
Estamos presenciando, já há alguns anos, o uso intenso da Internet por todos os segmentos da sociedade e isto esta fazendo com que inúmeras áreas sofram mudanças radicais em termos como inovação, criatividade, produtividade e conhecimento, por exemplo, estão forçando a procura de novas formas para aplicações tradicionais da área financeira, bancária, educação, segurança, transportes, engenharia, comércio, etc. Outra área de crescimento do uso de TICs é a dos gestores públicos, nos seus processos administrativos, pois permite transparência e beneficia toda a sociedade.  
                                                                    Alexandre Mendes, Tecnólogo de processamento de dados. 


A partir dessa idéia, muitas empresas e agências publicitárias estão usando isso como gestão administrativa, trazendo consigo um meio rápido e ágil de se comunicar, onde tempo é dinheiro e comunicação rápida é o grande diferencial no resultado final. Com isso, vamos mostrar uma rotina de uma agência de publicidade  localizada em Belo Horizonte-MG, chamada PERFIL, que nos mostra como funciona essa rotina dentro da agência e como as TICs influenciam em seu funcionamento. A profissional de atendimento, Maira Schreck, nos dá uma breve descrição sobre essa rotina.

                   Clique aqui:  http://www.youtube.com/watch?v=ZmZnpB9EtpI


Para reforçar essa gestão administrativa, pegamos três autores para falar sobre  esse tipo de tecnologia e como isso influencia na vida das pessoas.

“A transição para uma sociedade baseada na informação está acelerando-se através da rápida convergência de sistemas de comunicação e tecnologias da informação e o crescimento de redes integradas de alta capacidade que carregam informação em formato digital passível de leitura por computadores. A rede pública de telefonia de longa distância americana já é totalmente digital, e uma porção crescente da música e mídia impressa que os americanos consomem diariamente em suas casas é produzida e distribuída de forma digital. Planos de oferecer vídeo e áudio digital diretamente às residências já estão se tornando realidade e o processo de convergência está ainda mais avançado no mundo empresarial, onde grandes redes corporativas misturam livremente conversas telefônicas, documentos eletrônicos, dados de computador e transmissões de vídeo.” 
                                               De acordo com (Straubhaar, Joseph D, 2004) sobre tecnologia da  informação, avanços e presença no dia-adia das pessoas


“A Idéia de Sociedade da Informação nasce do século XX, no ventre da sociedade capitalista global, e os estudiosos neoliberais venderam a idéia de um mundo sem fronteiras, interligado, com nações interdependentes e empresas sem nacionalidade, desfrutando todas dos mesmos problemas, só que em graus diferenciados, em constante harmonia. Essa forma de entender a globalização tem como fundamento uma ordem econômica única, vertical e universal, configurando uma das temáticas mais eloqüentes nas arenas política, econômica e cultural.”
André Barbosa Filho e Cosette Castro 
sobre as Mídias Digitais

“As novas tecnologias emergentes da Segunda Grande Guerra e a demanda reprimida do período do conflito, aliadas aos novos valores surgidos da experiência, levaram as empresas a repensarem seus rumos e sua forma de se relacionar interna e externamente. O novo mundo exigia uma nova concepção estrutural que a sociedade, por ser um macrossistema de pouca mobilidade, não podia fazer em curto prazo. No entanto, as empresas, atendendo à necessidade de se adaptar ao novo paradigma, que começava a surgir, poderiam buscar esta nova concepção para garantir sua sobrevivência na dinâmica social que se delineava no horizonte. Assim, antecipando se à sociedade, as empresas partiram em busca de mudanças que permitissem perpetuar uma relação de equilíbrio com o meio circundante.”  
                                                                    Frederico Lima, 
 sobre A sociedade digital



Assim, concluímos que a sociedade caminha daqui pra frente com uma nova proposta de comunicação. Com essa praticidade de informação e facilidade de se comunicar, as pessoas vivem em função da tecnologia, num mundo novo, rápido e exigente. A Tecnologia da Informação e Comunicação vem se expandindo a cada minuto e se inserindo em empresas e nas casas de milhões de pessoas que usufruem desses sistema que logo tomarão conta dos mais comuns meios de comunicação hoje existentes.



Ana Flávia Brandão e Priscilla Heitor, 
alunas do 7º período de Publicidade e Propaganda



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